Nesta quinta-feira (30/10), o Instituto Histórico e Geográfico/MS e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promovem o lançamento das Obras completas de Hélio Serejo, às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas). Idealizador do projeto, o Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS) realizou a edição das obras completas com recursos do Fundo de Investimentos Culturais do Estado (FIC/FCMS), lançando a coleção em nove volumes, num total de 2.800 páginas, incluindo todos os livros publicados pelo autor. Nascido em Nioaque, na Fazenda São João, em 1912, e falecido em 2007, Hélio Serejo é considerado um dos mais importantes escritores regionalistas sul-mato-grossenses. Autor de extensa obra, tem cerca de 60 livros publicados. Destacou-se na descrição de "paisagens naturais e humanas" do ciclo da erva-mate no estado, registrando costumes e tradições da fronteira Brasil-Paraguai no início do século XX. Original e inventivo, escrevia mesclando português, espanhol e guarani.
"Hélio Serejo realizou um registro fundamental de nossa cultura e de um período importante da história de Mato Grosso do Sul. A publicação de suas obras completas é de grande interesse para os pesquisadores e também para os apreciadores de nossa literatura", destacou o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.
A tiragem das Obras Completas é de 200 coleções, que são acompanhadas de uma obra de apresentação sobre a vida e obra do autor, escrita por Hildebrando Campestrini, diretor do IHGMS. Destas, 140 coleções destinadas ao FIC/FCMS serão distribuídas para setores estratégicos, que serão agentes multiplicadores da obra, como bibliotecas, fundações, universidades e centros de pesquisa de MS e de outros estados. Quem tiver interesse em adquirir a coleção, pode procurar o Instituto Histórico e Geográfico de MS, que a comercializa por R$ 328, em até quatro parcelas.
Fonte: FCMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário