quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sarau dos amigos nesta Quinta

A décima primeira edição do Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, 27 de novembro, das 19h às 22h. A entrada e um quilo de alimento que são distribuídos pelos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia a diversas famílias carentes da comunidade.
Nesta edição a atriz e diretora teatral Conceição Leite declama o poema “A morte do Leiteiro”, de Carlos Drummond de Andrade. A jornalista Marinete Pinheiro lança o livro “Salas de Sonhos – Historias dos cinemas de Campo Grande”, escrito em parceria com a jornalista Neide Fischer.
No espaço acontecem exposições de caricaturas do desenhista Ruan e de telas feitas com a técnica Óleo Sobre Tela, do artista plástico Breitner R. Dambroz.
Bruno Navarros apresenta textos teatrais conhecidos como “Comédia Stand Up” ou “Humor de cara limpa”. De acordo com a Wikipédia “Stand-up comedy” é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), e na ausência da quarta parede.
Sr. Pacheco, violonista morador do bairro Universitário, se apresenta pela primeira vez no Sarau, que tem confirmadas as participações de Luiz e Alan, Zé Pretim, Harley Castro, Grupo Sedusamba, Kely Zerial, Nelsinho Souza, Falanges da Rima, Santiago e Daniel Viola, Gustavo Monge, Blues em Trio e Elânio. Diversas canjas musicais acontecem durante o encontro.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece sempre na ultima quinta-feira de cada mês na Rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Universitário. (Atrás da Escola Jose Barbosa Rodrigues). Residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9215-3082.










LIVRO

O livro 'Salas de Sonhos – História dos cinemas de Campo Grande' é um recorte histórico do fim das salas de cinema, da substituição dos 'espaços dos sonhos' pelas 'modernas multiplexes'. Baseado em pesquisa bibliográfica e depoimentos de pessoas que tiveram contato com as exibições cinematográficas de décadas passadas, este trabalho é inédito no estado. Fruto da ânsia de valorizar e preservar a história cinematográfica de Mato Grosso do Sul, o livro proporciona uma volta à primeira projeção realizada em Campo Grande, em 1910, onde cada pessoa tinha que levar seu banquinho para assistir a um filme, às vezes, sem muita técnica, mas com uma magia incomparável, e traz a tona lembranças de quem paquerou e comeu muita pipoca nas tarde e noites de diversão no cinema.
'Salas de sonhos', ainda possibilita o leitor penetrar nas 'subversivas' reuniões do Cineclube e se deparar com a avassaladora chegada da televisão, do videocassete e do DVD. É um livro que mostra a mudança na forma de se consumir filmes, provocada pelo avanço tecnológico, com o despertar intrigante de que este avanço está longe de substituir o escurinho do cinema, território inigualável da imaginação.
O livro foi lançado oficialmente em 06 de agosto em Campo Grande. Anteriormente, em maio, foi lançando no 15° Festival de Cinema de Cuiabá e em setembro foi lançado na Academia Dourandense de Letras.

FCMS e Instituto Histórico e Geográfico de MS lançam o livro "Pelas ruas de Campo Grande"

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, faz o lançamento do livro "Pelas ruas de Campo Grande", do escritor Paulo Coelho Machado, no dia 1º de dezembro de 2008, às 19h30. O evento vai acontecer no Rádio Clube Cidade.
O escritor Paulo Coelho Machado legou ao Estado de Mato Grosso do Sul, em suas publicações A Rua Velha, A Rua Principal, A Rua Barão, A Rua Alegre e A Grande Avenida, relíquias da história e memória campo-grandenses.

Com invejável lucidez e pertinaz pesquisa que lhe permitiu reconstituir, fidedignamente, acontecimentos e passagens das mais rotineiras, às memoráveis dos primórdios do cotidiano da Cidade Morena, Paulo Coelho Machado constituiu-se através dessa obra como um pragmático historiador e notável memorialista.

Colhendo depoimentos, recolhendo fotos e dando vida, através dos escritos, às distintas personagens que animaram o espetáculo humano das históricas ruas da atual capital, Paulo Coelho Machado foi insubstituível nesse propósito pelo conhecimento profundo que tinha das pessoas e famílias e pela confiança que nelas inspirava.

Essas obras, agora reunidas em um só volume, indispensáveis para todo aquele que deseja conhecer um pouco da personalidade de Campo Grande, da sua trajetória humana e desenvolvimentista, dos seus trejeitos e de suas vocações, representam, antes de mais nada, uma grande declaração de amor do autor à Capital Morena, sua dileta inspiradora.

É possível recompor cenários por intermédio de várias lentes. Paulo Machado optou pela das ruas, ruas que falam de gente e, em deliciosas crônicas, consumou seu intento brilhantemente.

"O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, sente-se honrado em participar do resgate desta importante obra da literatura histórica e cultural de Campo Grande, patrocinando sua edição. A parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul foi imprescindível para a consecução desse empreendimento. Se estivesse vivo, Paulo Coelho Machado completaria noventa e um anos de permanente dedicação a esta terra", afirmou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

O Rádio Clube Cidade fica na rua Padre João Crippa, nº 1.208, centro.
FCMS

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Banda Velho do Rio lança primeiro CD no Cena Som

Projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Cena Som da próxima quinta-feira (20) apresenta show da banda Velho do Rio, com o lançamento do seu primeiro CD, "Novos e Velhos Mistérios", no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O ingresso é 1 kg de alimento não-perecível que será revertido a uma instituição carente da capital. "De volta à cena": essas são as palavras dos integrantes da banda, que após um ano longe dos palcos, retornam com o show de lançamento do seu primeiro CD.

Durante este período a banda trabalhou na composição e produção das canções autorais e no desenvolvimento de uma estética que traduzisse de forma fiel as idéias da banda. "Novos e Velhos Mistérios" não se prendem a nenhum estilo específico, ora romântico, ora pesado, passando por baladas e histórias que são contadas através das letras que abordam entre outros temas a natureza, espiritualismo, o amor, desilusões e mistérios.


O projeto é viabilizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com intermédio da sua Fundação de Cultura através do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), que aprovou e apostou na nova cara da música sul-mato-grossense. "É um cd de rock com pitadas de grunge, blues, pop e que também mostra a nossa vertente violeira sempre misturada às canções", comenta Thiago Rezende, vocalista da banda.

A produção ficou a cargo de Jarbas Roberto, músico e dono do estúdio Muziart, onde também foi gravado o CD. Além de assinar como produtor participou das doze faixas gravando as orquestrações e teclados. O CD conta ainda com a mixagem e masterização dos músicos e produtores culturais Guilherme Cruz e Guga Borba na concepção de arte gráfica e produção de palco dando uma estética e cara nova ao trabalho da banda.O CD refere-se ao próprio Velho do Rio que é um personagem místico, uma lenda trazida para o imaginário popular com a novela Pantanal. "É um homem que cuida da natureza, e veleja oculto sob o manto da noite na sua canoa de um pau só pelos rios pantaneiros e que de vez em quando se transforma na maior sucuri do Pantanal", dizem os músicos.

A banda foi formada em 2004 e já se apresentou em vários locais da noite campo-grandense, nos projetos Som da Concha, Noite da Seresta, Só Rock no Horto e Arte na praça, além de já terem sido finalistas do Festival Universitário da Canção e do Festival Sicredi de Música. Atualmente a banda está composta por Thiago Rezende (voz e violão), André Pinheiro (bateria), Fábio Pinheiro (Guitarrista), Alex Matoso (baixo) e Paulo Bergonzi (Percussão). Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica na rua 26 de Agosto, 453. Centro. Telefone (67) 3317-1792.
FCMS

Aberta nova turma para o Curso Básico de Fotografia Digital no MIS


O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) oferece mais uma edição do curso de fotografia digital ainda este mês, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 14h às 17h, já no novo endereço do MIS, no Memorial da Cultura e da Cidadania. Ministrado pelos técnicos de área de cinema e vídeo do museu, Adriano dos Santos e Matheus de Almeida, o curso pode ser feito por qualquer pessoa interessada em fotografia e que possua uma máquina digital.


O objetivo é apresentar aos fotógrafos iniciantes as técnicas básicas e a linguagem da fotografia, além de estimular o desenvolvimento da criatividade e sensibilidade fotográfica. "O curso tem atendido a uma parcela significativa da população da capital, desde adolescentes até a terceira idade. Não percebo nenhuma diferença no aprendizado e tampouco no ritmo do curso, todos estão muito atentos à tecnologia e têm obtido ótimos resultados", conta Adriano dos Santos.


O investimento é de R$ 25. Mais informações no MIS, aberto de segunda a sexta das 7h30 às 17h30, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. Telefone: 3316-9178. E-mail: mis.de.ms@gmail.com
FCMS

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

FCMS,CPPIR e Cedine promovem o "Dia da Consciência Negra"


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (CPPIR) e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul (Cedine/MS), realizam no próximo sábado (22), o evento "Dia da Consciência Negra", na praça Ari Coelho, a partir da 8h. A data é celebrada em 20 de novembro no Brasil na qual é comemorado o aniversário de morte do herói negro Zumbi dos Palmares que foi assassinado em 1695.

 

São parceiros do evento a Secretaria de Governo (Segov), a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a Secretaria de Estado de Educação (Sed), a Secretaria de Estado de Saúde (Ses), o Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDM), a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)  e o Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul. Apóiam a comemoração o Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN), o Coletivo de Mulheres Negras "Raimunda Luzia de Brito" e o Instituto Casa da Cultura Afro-brasileira (ICCAB).

 

"Com este evento a Fundação de Cultura faz homenagem à população afro-brasileira reconhecendo o legado de extrema importância à identidade cultural do país. Zumbi dos Palmares é um símbolo incontestável da luta dos afro-descendentes pela liberdade. O reconhecimento público de sua importância é necessário", afirmou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

 

O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade local sobre a participação ativa do povo negro brasileiro no combate a todas e quaisquer formas de discriminação e preconceito e ressaltar a importância do respeito e valorização da Cultura Negra.

 

" O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, que sofrem com a discriminação e o preconceito até nos dias atuais. Vinte de novembro é um marco para o movimento negro pois Zumbi há mais de 300 anos fez uma luta organizada em defesa do negro fugitivo, do branco pobre e do índio e fundou uma república socialista em Palmares. Homenageá-lo, para nós é muito importante para mudar a idéia imposta na sociedade de que o negro é preguiçoso. Nos inspiramos num negro guerreiro que lutou pela integridade do quilombo. Nesse dia iremos marcar a presença do negro na sociedade comemorando Zumbi dos Palmares", concluiu Raimunda Luzia de Brito, coordenadora do Cppir.

 

 Mais informações no Núcleo de Patrimônio Histórico da FCMS no telefone (67) 3316-9165 ou nos celulares 9241-2120 / 9953-3366. Acompanhe a programação:

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 

ABERTURA: 8 HORAS

 

8h 20: MÚSICA COM PRISCILA CORRÊA

Priscila é funcionária da SETAS/MS e acadêmica do curso de Radio e TV na UCDB.

Ela vai fará homenagem ao povo negro cantando Sorriso Negro de Ivone Lara.

 

8h25: CORAL DA FCMS

O Coral é integrado por funcionários da FCMS e apresentará músicas regionais e afro-brasileiras, homenageando a comunidade negra de Mato Grosso do Sul.

 

8h: CAPOEIRA - GRUPOS: FAROL DA PRAIA E MOVIMENTO CAPOEIRA.

O grupo de Capoeira Farol da Praia é liderado pelo mestre Serginho, que ministra aulas de capoeira no Centro Cultural José Octávio Guizzo. O grupo Movimento Capoeira é liderado pelo mestre Sorriso, que ministra aulas na concha acústica Helena Meireles.

 

9h: BANDA AFRO-BRASILEIRA MUKANDO KANDONGO

A banda Mukando Kandongo é um grupo de percussão e dança que pertence à Comunidade Negra Quilombola São João Batista, localizada no Bairro Santa Branca.

 

9h25: POETA RUBERVAL CUNHA

O poeta vai fazer a declamação de poesias em homenagem à cultura afro-brasileira e suas importantes figuras históricas.

 

9h35: GRUPO DE PAGODE KITAFEITO

 

10h35: GRUPO REGIONAL CELESTIALES.

O grupo Celestiales atende a um pedido da comunidade negra e apresenta suas músicas para valorizar suas raízes regionais dos negros do estado.

 

Gisele Colombo

Assessoria de Comunicação da FCMS

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O mundo músical e suas inovações

Inovações no mundo musical são constantes, em instrumentos então muito mais freqüentes, objetos curiosos e até outros que não se imagina que seja aproveitável acabam fazendo música. Cano de PVC, pedaços de ferro, cobre, arames, fios de aço, madeiras, tiras de compensados e de borracha, cordas, cordões, garrafa, bambu, tampinhas de garrafa, sementes. O que seria possível construir com esses materiais, que, em sua maioria, vão para o lixo? Por incrível que pareça o educador e artista plástico Júlio Feliz mostra que é possível em seu livro “Instrumentos sonoros alternativos: manual de construção e sugestões de utilização” é um manual para confeccionar instrumentos musicais a partir de materiais reciclados.
Traz elementos básicos de acústica, ritmo e melodia, e as ferramentas, máquinas, materiais e técnicas para a construção de instrumentos de sopro, cordas e percussão. “Vivemos em um mundo onde somos bombardeados constantemente pelos sons e a Educação não pode se furtar ao estudo dos fenômenos sonoros, principalmente quando se trata da educação infantil”, explica o mestre Julio, em seu livro “Instrumentos Sonoros Alternativos - Manual de Construção e Sugestões de Utilização”.

*na foto o "Steel Drum", foto do arquivo pessoal de Jonas Feliz.



Percussão Corporal


É esse o estilo que trabalha o Grupo “Bojo Malê”, com a direção musical de Chico Simão, o grupo têm a perspectiva de descobrir e proporcionar maior integração entre percussão, “a intenção é trabalhar a dança e elementos teatrais para mostrar sua versatilidade ao público”, comenta o diretor Simão. Após algumas mudanças em sua formação, o grupo atualmente conta com 11 integrantes, inclusive um deles Jonas Feliz, filho do Mestre Júlio citado anteriormente, formado por artistas de diversas áreas, como o teatro, circo e diferentes vertentes da música. (Na foto ao lado o grupo Bojo Malê em uma de suas apresentações)
De repertório variado, o trabalho do grupo incorpora diversos ritmos da cultura popular, além de composições próprias. Entre os ritmos trabalhados, destacam-se o Maracatu, o Samba, o Funk, entre outros, com a utilização de instrumentos inovadores.
O grupo surpreendeu com a reviravolta e inovação musical que proporcionou ao público sul-mato-grossense, comemorando cinco anos de sua fundação, o grupo se apresentará em um evento no próximo dia 18 de outubro, o evento contará com a participação especial de antigos integrantes do grupo.
O som do grupo utiliza guitarra e contra-baixo em harmonia com a "cozinha" de tambores e vocais em compasso com todos os estilos, outros instrumentos utilizados nas apresentações são as alfaias (tambor de afinação grave, tocado com baquetas), caixas, gonguês (ferro), abês, ganzás, djembés e dununs (instrumentos milenares africanos).
Eles garantem uma sonoridade única que envolve, diverte e emociona tudo misturado no estilo do Bojo Malê resulta em música nova, tão nova a ponto de deixar o grupo muito à vontade fazendo rock progressivo e funk soul com o auxílio de tambores africanos.

“Percussão Eletrônica”


Uma nova moda vem tomando conta do mundo musical, é a produção e composição eletrônica que surge a partir apenas de alguns cliques, programas como o Fruity Loops, Ableton, entre outros tem movimentado a rede de computadores e os sites de suporte musical. “Pra quem não tem dinheiro para investir em instrumentos para trabalhar com música, é a opção sem dúvida mais viável”, afirma Pedro Nachif, estudante e produtor musical eletrônico. (a seguir uma imagem do programa utilizado para produção)
Pedro é integrante do grupo “Lemalla” que conta ainda com os integrantes Marco Aurélio Bezerra e Guilherme Gama, eles trabalham com um estilo de Rap de influências da música jamaicana. “É ótimo, pois com um computador mediano e caseiro, conseguimos uma ótima qualidade nas músicas que fazemos pro baixo custo que temos” completa o estudante e produtor Pedro.
Fica comprovado que sem tecnologia ou com ela, no mundo musical não existe fronteiras para novos estilos, movimentos e inovações.


Helton Verão


*Matéria publicada no Jornal Em Foco da UCDB

Bêbados Habilidosos vai se apresentar com Fafá de Belém neste domingo


Devido ao mau tempo, o show da semana passada com a cantora Fafá de Belém foi remarcado para este domingo (16/11), no MS Canta Brasil, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que oferece shows mistos de músicos locais e personalidades consagradas no Parque das Nações Indígenas, em frente ao lago.
O grupo sul-mato-grossense convidado é a banda Bêbados Habilidosos, que vai se apresentar no lugar de Olho D´Água, de Três Lagoas, que tinha compromisso para a data. Com entrada gratuita, os shows começam às 17h30. Formada por ex-membros da extinta "Blues Band", considerada a primeira banda de blues do Estado, Bêbados Habilidosos tem como ponto comum a paixão pelo ritmo nascido às margens do Mississippi nos Estados Unidos: o blues. O baixista Marcelo Rezende conta que o grupo está em processo de pré-produção de seu terceiro disco, "Vida Dura", que deve terminar as gravações em dezembro deste ano e ser lançado no começo de 2009. O primeiro disco, "Envelhecido 12 anos", foi lançado em 2004 com recursos do FIC/FCMS, e o segundo, "Embriagados (Ao Vivo)", é de 2006.
Recentemente, Bêbados Habilidosos entrou na trilha sonora do filme "Minha Vida não Cabe num Opala" (longa-metragem de Reinaldo Pinheiro, com roteiro adaptado de texto de Mário Bortolotto) com dois "hits" do Bêbados, como "Amigos de copo". As músicas serão apresentadas neste MS Canta Brasil junto com outras composições do grupo, que tem o repertório formado em 90% por composições próprias e em 10% restantes se completam por clássicos do gênero, de B.B. King a James Brown.Atualmente integram a banda Renato Fernandes, que além de vocalista e compositor, é também considerado a alma dos Bêbados e um dos precursores do Blues na cidade; o baixista Marcelo Rezende, músico "de berço", filho de guitarrista, neto de violeiro e bisneto de construtor de violas e violões; o baterista Erik Taton, filho de Miguelito, músico famoso e respeitado em nossa cidade, e o guitarrista Rodrigo Paiva, que é ex-integrante das bandas Emoções Baratas, Bêbados Habilidosos (primeira formação), Dose Dupla Blues Band, Setor F, Mr. Brown, Pau no Gato, que foi influenciado por Stevie Ray Vaughn, Freddie King, Alvin Lee, Led Zeppelin, Elvis e por gêneros como o jazz, Blues e Rock´n Roll.Após show de Bêbados Habilidosos, apresenta-se Fafá de Belém. Dona de uma das mais expressivas vendagens de discos no mercado nacional, Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, tem realizado uma atribulada agenda de shows, de feiras de agropecuária no interior do país e shows em praça pública até temporadas no eixo Rio-São Paulo, incluindo o Cassino Estoril, em Portugal. Em Campo Grande, Fafá de Belém irá apresentar hits e canções inéditas em um show similar ao de seu primeiro DVD, "Fafá de Belém Ao Vivo", gravado em outubro de 2006 no Theatro da Paz, na capital paraense.
Fafá lançou seu primeiro LP em 1976, Tamba Tajá. Seu canto seduziu até o demolidor crítico de música brasileira do Jornal do Brasil, o temido José Ramos Tinhorão, que se derramou em elogios à jovem artista, apontando-a como "uma cantora destinada a figurar no primeiro time da atual geração de grandes intérpretes brasileiros." O álbum seguinte, "Água" (1977) confirmava a previsão: atingiu cerca de 95 mil cópias vendidas.
Embora jamais tenha pensado em ser cantora profissional, desde os 9 anos de idade, Fafá de Belém era uma atração nas festas promovidas pela família ou nas casas de amigos. Apesar de menina, interpretava como gente grande "Ouça", sucesso de Maysa, ou "Eu e a Brisa", de Johnny Half. Era uma garota que, como os da sua geração, amava os Beatles, era fã de Roberto Carlos e da turma da Jovem Guarda, mas também fascinada por jazz, música clássica, e que se emocionava ouvindo os grandes cantores de rádio, como Cauby Peixoto, Angela Maria, Núbia Lafayette e Orlando Silva.
"Hoje me vejo como uma cantora dos grandes amores, das perdas e dos reencontros. Se a música não me arrepiar, não gravo. Se não for personagem da letra, não consigo interpretar. Sou um dramalhão, uma passional" - costuma afirmar a interpréte de "Nuvem de Lágrimas", primeira canção sertaneja a tocar nas FM's do Rio.
O amplo leque de sua formação musical está refletido na seleção de seu repertório. Música regional, pérolas do cancioneiro popular, como "Que Queres Tu De Mim", de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, ou "Você Vai Gostar" (Casinha Branca) de Elpídio dos Santos. Rock, boleros, ritmos caribenhos, guarânias, afoxé, lambadas, sambas-canções, composições dos grandes nomes da MPB, Marcha-rancho, sertanejo, e muitos outros ritmos.
Fafá virou marca nacional: símbolo de alegria, com aquela gargalhada estrondosa e sincera; de saúde, como bela mulher brasileira que batizou até as lanternas do antigo Fusquinha; de liberdade, símbolo de um movimento político que fez milhões de brasileiros se emocionarem com sua interpretação do hino pátrio.
O MS Canta Brasil conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB) e da Uniderp FM.
FCMS

Lançamento do livro "Recordar é Viver" acontece no Centro Cultural

Amanhã acontece em Campo Grande, às 20h, na galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o lançamento do livro "Recordar é Viver" com autoria do aquidauanense João Augusto Lopes. O lançamento do livro é patrocinado pela Fundação de Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através do Fundo de Investimentos Culturais (FIC). "Recordar é Viver" é o primeiro livro publicado pelo autor.
A obra de contos narra fatos que marcaram a infância e adolescência de João Augusto Lopes, na cidade de Aquidauana, a Princesa do Sul, como era denominada antes da divisão do Estado. Lembra do velho Dito, com sua charanga "Os Demônios Endiabrados", que alegrava os carnavais e as partidas de futebol no Estádio Noroeste. Da família Mongelli, liderada pelo Maestro Luiz Mongelli, que com sua banda acordava os aquidauanenses nas comemorações festivas.

Fala do seu Cardoso, o primeiro vendedor de revista da cidade e quando esteve na capa da revista "O Cruzeiro". Do radialista Antônio Garcia e da Dona Tôta, construtores da Rádio Independente, a Estação do Martelinho, como era denominada. "Este trabalho foi prefaciado pela saudosa escritora e artista plástica Nelly Martins, minha grande incentivadora.

Esteve alguns anos sob malhete, somente agora, com o apoio do presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, o filho da Dona Jura, lá de Aquidauana, tivemos a oportunidade de concretizá-lo", frisou o autor.

Do escritor: João Augusto Lopes é procurador jurídico da Federação das Associações dos pais e amigos dos excepcionais (Apaes) do Estado de Mato Grosso do Sul desde 1995, tendo participado diretamente da fundação de inúmeras APAEs do Estado, inclusive autor de alguns artigos sobre a inclusão educacional, com responsabilidade, da pessoa com deficiência mental no ensino comum. Contato:João Augusto Lopes: (67) 9207-2827/9606-6414

Fundação de Cultura inaugura II Feira Natalina do Artesanato de MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura nesta sexta-feira (14) a II Feira Natalina do Artesanato de MS, na sobreloja do Memorial da Cultura e da Cidadania. A abertura, às 19 horas, terá show com o grupo Alma Latina e apresentação do Coral da Fundação de Cultura.
O objetivo da Feira de Artesanato Natalina é ser um referencial de compras nas festas de fim de ano, época de grande volume de vendas do comércio, oferecendo mais uma oportunidade de negócio para fomentar o artesanato e divulgar a cultura do Mato Grosso do Sul. A segunda edição da feira conta, como novidade, com um concurso de presépios.

Participam municípios do interior, como Três Lagoas, com os vasos em fibras de taboa e palha de buriti; Itaquiraí, com as bolsas de fibra de bananeira; Dourados, com as bolsas e chapéus de fibra de taboa; bolsas artesanais de couro de peixe de Coxim e Mundo Novo; lã de carneiro, mantas, ponchitos e produtos de nhanduti de Caarapó; artesanato de palha de milho de Nova Alvorada do Sul; tecelagem de Ponta Porã, artesanato em osso de Jardim, entre outros. O artesanato de Campo Grande terá participação e apoio das entidades do Setor Artesanal: Artems, Fenart, Sinart e Uniart, com artesanatos tradicionais e de arte popular, como mandalas, guirlandas, luminárias, anjos e bonecas em cerâmica, flores em madeira e outras opções com a temática natalina. Ainda, a feira vai contar com ambientes decorados, montados com móveis da Casa Rústica, Móveis Caboclo, Móveis Carandá e Celeiro das Artes.

A exposição fica aberta até 19 de dezembro, todos os dias, das 10h às 17h30. O memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 (antigo fórum). Mais informações sobre a feira na Gerência de Atividades Artesanais, pelo 3316-9333.


FCMS

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

São Gabriel D'Oeste recebe o projeto Conexão Rua em Dança da FCMS

São Gabriel D'Oeste recebe nesta semana o projeto Conexão Rua em Dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Oficinas de dança serão ministradas pelo coreógrafo Edson Clair de hoje (10) até quinta-feira (13), incluindo palestras que abordam a teoria da dança. O projeto já visitou 14 municípios: Glória de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Jardim, Paranaíba, Nova Andradina, Fátima do Sul, Bonito, Costa Rica, Sidrolândia, Aparecida do Taboado, Ponta Porá, Coxim e Rio Negro. Edson Clair comemora os resultados do projeto e conta que tem realizado aulas em duas frentes: nos municípios que já têm grupos formados e alguma tradição em dança de rua, as aulas trabalham individualmente os diretores e coreógrafos, conversando sobre a experiência de criação em todos seus aspectos. "Eles dançam e nós avaliamos juntos questões que vão desde figurino até a iluminação do espetáculo", conta Edson. Nos municípios onde não existem grupos de dança formados, o coreógrafo oferece workshops abertos ao público. "A dança de rua é uma linguagem cultural de apelo muito popular, exercendo grande atração sobre os jovens. Para ir ao encontro desse interesse, a Fundação de Cultura realiza as oficinas do Conexão Rua em Dança, também para estimular a formação de grupos de dança e ocupar os jovens de forma sadia. O resultado tem sido muito bom", avalia Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.
FCMS

FCMS inaugura exposição “Espelho das Artes Plásticas e Artistas Brasileiros no Senado”


O núcleo de artes visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dá um panorama da produção sul-mato-grossense na última exposição do ano: "Espelho das Artes Plásticas e Artistas Brasileiros no Senado", que será inaugurada nesta quinta-feira (13), às 19:30h no Memorial da Cultura e da Cidadania. Obras de diversos artistas das cidades pólo que integraram o projeto Espelho das Artes Plásticas entre 2007-2008 e de artistas que participaram do projeto "Artistas Brasileiros no Senado" poderão ser apreciadas pelo público. Segundo o coordenador do núcleo de artes visuais da FCMS, Galvão Pretto, a exposição fecha o ciclo de intercâmbio cultural e circulação da produção local. "Durante este ano, muitos artistas que não acreditavam no Espelho das Artes Plásticas observaram que realmente aconteceu a integração e puderam perceber como se movimenta a arte no interior do Estado. Os artistas repensaram sua participação. Aumentou o interesse da comunidade artística dos municípios em participar dos projetos da FCMS depois do contato com as obras produzidas fora do seu próprio local, explicou o coordenador. Serão expostas obras da Delegação Estadual de Artistas integrada por Ariovaldo Ortiz, Teresinha Yamashita, Marcely Mendes e José Teodoro de Dourados, Jamil Canavarros, Daltro e Vera Jane de Corumbá, Agilson Franklim de Três Lagoas, Iria Siebel e Maim Weimar de Naviraí, Gilson de Bonito, Júlio César Alvarez de Ponta Porá, Neli de Aquidauana, Denílson de São Gabriel do Oeste, Luiz Carlos Simões de Nova Andradina, além da pintora Sonia Motta e do escultor James Cáceres que representaram o Estado em Brasília. Galvão Pretto lembrou ainda, que a participação de artistas por meio de editais lançados pela FCMS, seguindo a dinâmica das grandes exposições nacionais, têm promovido a profissionalização das atividades culturais em Mato Grosso do Sul e melhorado o comprometimento dos artistas com a circulação das obras. O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559.
FCMS

Alexis Prappas faz palestra sobre Fotografia Contemporânea no Marco

Amanhã (11/11), às 19 horas, o Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco) oferece, dentro do Projeto Paralelos, palestra e debate sobre fotografia contemporânea com Alexis Prappas. A entrada é franca. A palestra vai destacar as novas mídias. A convergência digital da fotografia possibilitou uma maior difusão de trabalhos através da internet, e outras mídias digitais, permitindo que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso a estes trabalhos. "Esta nova abordagem, desde o aprofundamento a linguagem audiovisual, parte técnica e conceitual enriquece as possibilidades da criação a partir da fotografia, que hoje se torna também a base, a "tela" para outras formas de arte", escreveu Alexis Prappas, que é fotógrafo desde 1994. Trabalha com fotografias de "pessoas", em trabalhos pessoais, ensaios fotográficos, portrait, moda e fotografia publicitária."A aplicação comercial destes recursos ainda engatinha em nossa realidade, porém há uma grande perspectiva de crescimento possibilitando uma expansão do mercado. Todavia, a busca pelo conhecimento se torna ainda mais um fator decisivo no crescimento profissional".
O Projeto Paralelos tem como objetivo fomentar debates e discussões relacionadas com a multiplicidade artística das exposições do Marco, além de palestras, workshops e cursos que aproximem outros campos do conhecimento, além dos relacionados as artes plásticas. Com esta ação o Marco pretende ampliar seu campo de atuação, permitindo a todos os interessados, experiências reflexivas e práticas para o desenvolvimento da capacidade interpretativa e crítica por meio da arte, consolidando seu compromisso como uma instituição de fomento de novos e importantes debates da contemporaneidade.Mais informações no Marco, unidade da Fundação de Cultura localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. Telefone: 3326-7449

domingo, 9 de novembro de 2008

Devido a mau tempo, Fafá de Belém se apresenta no próximo domingo

Por causa do tempo chuvoso, os shows deste domingo do MS Canta Brasil foram cancelados, remarcados para o próximo final de semana (16/11). Fafá de Belém e o grupo três-lagoense Olho D'Água vão se apresentar no mesmo horário e local: no Parque das Nações Indígenas, em frente ao lago, com início às 17h30. A entrada é franca. A realização é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura.
FCMS

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Entrevista com Nando Reis em sua última passagem por Campo Grande

Entrevistei um dos mais famosos compositores do país, entrevista esta concedida um pouco antes do show que fez em Campo Grande/MS, em julho para mais de 60 mil pessoas, Nando comenta sobre suas canções, planejamento futuro entre outros assuntos... Vale a pena conferir!

O Museu da Imagem e Som(MIS) oferece Curso Básico de Fotografia Digital

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, das 8h as 11h, o Museu da Imagem e do som oferece o "Curso Básico de Fotografia com câmera digital" que será ministrado pelos técnicos de área de cinema e vídeo do Museu, Adriano dos Santos e Matheus de Almeida. O curso, que tem a duração de três dias, pode ser feito por qualquer pessoa interessada em fotografia e que possua uma máquina digital. O curso pretende apresentar aos fotógrafos iniciantes as técnicas básicas e a linguagem da fotografia, além de estimular o desenvolvimento da criatividade e sensibilidade fotográfica.O investimento é de R$ 25. Mais informações no MIS, aberto de segunda a sexta das 7h30 às 17h30, no seu novo endereço no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. Telefone: 3316-9178. E-mail: mis.de.ms@gmail.com


FCMS

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Documentário "Conta-Giro", dirigido por Anderson Reinheimer, em duas partes...

Documentário dirigido por Anderson Reinheimer, que conta a história do jornalista Eduardo Romeiro rodando o país de moto, conhecendo os "Brasis" que ainda não conhecemos através do projeto Giro Brasil.

Confira por que vale a pena!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Concha Acústica Helena Meirelles terá aulas de capoeira


Estão abertas as inscrições para aulas de capoeira na Concha Acústica Helena Meirelles, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul localizada no Parque das Nações Indígenas. O curso "Capoeira: Saúde e Cultura na Concha" terá aulas na segunda, quarta e sexta, em dois horários, de manhã e à tarde. As aulas terão início no dia 17 de novembro.O objetivo é aliar esporte, manifestação cultural e defesa pessoal. As aulas visam também desenvolver um melhor condicionamento físico geral, melhoria cardiovascular, respiratória, aumento da flexibilidade, força, massa magra, resultando em qualidade de vida com a prática da modalidade. Há turmas para crianças, jovens e adolescentes acima de 12 anos e mulheres e homens acima de 20 anos.

As aulas serão ministradas por três professores: Leandro Busanello de Araújo, Everaldo Marques e Arnaldo de Souza Ferreira, também coordenador e acadêmico de Educação Física do último ano da Uniderp/Anhanguera. "A idéia de fazer as aulas no parque surgiu porque o local é atrativo a pessoas que se dedicam a cuidar e preservar sua saúde, auto-estima e bem-estar mental e físico, com belezas naturais, ótima localização e facilidade no acesso", explica Arnaldo Ferreira, também conhecido como Sorriso. O valor mensal por aluno é de R$ 35,00. As inscrições podem ser feitas no horário comercial na secretaria da Concha Acústica, na rua Antonio Maria Coelho, 6000, ao lado do Museu de Arte Contemporânea. Mais informações pelo (67) 9269-0895 ou (67) 3314-2030/2031.
FCMS

MS Canta Brasil apresenta Fafá de Belém e Olho D'Água neste domingo


A cantora Fafá de Belém e o grupo três-lagoense Olho D'Água fazem show neste domingo (09/11) no MS Canta Brasil, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que oferece shows mistos de músicos locais e personalidades consagradas no Parque das Nações Indígenas, em frente ao lago. Com entrada gratuita, os shows começam às 17h30.

Dona de uma das mais expressivas vendagens de discos no mercado nacional, Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, tem realizado uma atribulada agenda de shows, de feiras de agropecuária no interior do país e shows em praça pública até temporadas no eixo Rio-São Paulo, incluindo o Cassino Estoril, em Portugal. Em Campo Grande, Fafá de Belém irá apresentar hits e canções inéditas em um show similar ao de seu primeiro DVD, "Fafá de Belém Ao Vivo", gravado em outubro de 2006 no Theatro da Paz, na capital paraense.

Fafá lançou seu primeiro LP em 1976, Tamba Tajá. Seu canto seduziu até o demolidor crítico de música brasileira do Jornal do Brasil, o temido José Ramos Tinhorão, que se derramou em elogios à jovem artista, apontando-a como "uma cantora destinada a figurar no primeiro time da atual geração de grandes intérpretes brasileiros." O álbum seguinte, "Água" (1977) confirmava a previsão: atingiu cerca de 95 mil cópias vendidas.

Embora jamais tenha pensado em ser cantora profissional, desde os 9 anos de idade, Fafá de Belém era uma atração nas festas promovidas pela família ou nas casas de amigos. Apesar de menina, interpretava como gente grande "Ouça", sucesso de Maysa, ou "Eu e a Brisa", de Johnny Half. Era uma garota que, como os da sua geração, amava os Beatles, era fã de Roberto Carlos e da turma da Jovem Guarda, mas também fascinada por jazz, música clássica, e que se emocionava ouvindo os grandes cantores de rádio, como Cauby Peixoto, Angela Maria, Núbia Lafayette e Orlando Silva.

"Hoje me vejo como uma cantora dos grandes amores, das perdas e dos reencontros. Se a música não me arrepiar, não gravo. Se não for personagem da letra, não consigo interpretar. Sou um dramalhão, uma passional" - costuma afirmar a interpréte de "Nuvem de Lágrimas", primeira canção sertaneja a tocar nas FM's do Rio.

O amplo leque de sua formação musical está refletido na seleção de seu repertório. Música regional, pérolas do cancioneiro popular, como "Que Queres Tu De Mim", de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, ou "Você Vai Gostar" (Casinha Branca) de Elpídio dos Santos. Rock, boleros, ritmos caribenhos, guarânias, afoxé, lambadas, sambas-canções, composições dos grandes nomes da MPB, Marcha-rancho, sertanejo, e muitos outros ritmos.

Fafá virou marca nacional: símbolo de alegria, com aquela gargalhada estrondosa e sincera; de saúde, como bela mulher brasileira que batizou até as lanternas do antigo Fusquinha; de liberdade, símbolo de um movimento político que fez milhões de brasileiros se emocionarem com sua interpretação do hino pátrio.

Abrindo o show de Fafá de Belém, apresenta-se a banda Olho D'Água, composta por músicos de Três Lagoas-MS formados pelo conservatório Dr. Carlos de Campos de Tatuí-SP. Em sua formação, estão Alba Alessandra (voz), Cássio Ander (bateria e percussão), Rafael Abdalla (baixo elétrico) e Bira (guitarra e violão). Além de composições próprias, o grupo traz em seu repertório clássicos da música sul-mato-grossense, como "Mercedita", "Tocando em frente" (Almir Sater e Renato Teixeira), entre outros. As músicas são arranjadas pelo próprio grupo, que procura realizar uma fusão rítmica que vai do samba ao maracatu, do frevo ao choro, do chamamé ao tango. O grupo foi um dos selecionados do Festival Viva MS, festival de música de raiz e sertaneja realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no interior do estado. "O prestígio de milhares de pessoas, durante todo o ano, nas apresentações do MS Canta Brasil, consolidou esse projeto como uma das importantes marcas culturais do estado. No próximo ano, com certeza manter esse contato com grandes nomes da música sul-mato-grossense e do país é uma meta a ser alcançada", destacou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O MS Canta Brasil conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB) e da Uniderp FM.
FCMS

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dica para Teatro: "CRÔNICAS", Uma peça que envolve amor, inveja, agonia entre outros temas para entreter o público!!!


... do Amor; ... da Estética; ... da Inveja; ... da Agonia; ... da Linguagem; ... da Família; ... da Obsessão; e ... dos Segredos Inconfessáveis.
Crônicas traz de volta aos palcos o bom humor, marca registrada da Cia Teatral Fulano di Tal. Mas desta vez não será só a comédia que estará em evidência, o grupo neste espetáculo, também demonstra sua preocupação com o meio ambiente, a valorização do regionalismo, seu engajamento político, exalta a diversidade lingüística do nosso país, reproduz alguns comportamentos obsessivos da nossa sociedade, o culto à Estética e ainda, reforça a valorização de um sentimento nobre: O amor!
Crônicas faz uso de uma dinâmica sempre presente nas produções do grupo: retratar o cotidiano! Para isso traz histórias simples, bem humoradas, com personagens ricos em causos, conversas, piadas, amores, romances, ironia, otimismo, perseverança, trabalhadores e principalmente sonhadores assim como são aqueles que servem como fonte de inspiração para nossos espetáculos: O público!
Divirtam-se!!!

COMÉDIA COM:
Barbara Caprio
Diogo Mussi
Evellym Silva
Giordana Stefanello
Leôncio Moura
Lucas Marinho
Marcelo Leite
Maria Fernanda Fichel
Naomi Mariniello
Raphael Mandu
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Eduardo Romero
Marcos Gautto
FICHA TÉCNICA
Direção: Marcelo Leite & Marcelo Mariano
Duração: 60 min
Classificação: 12 anos
Dias: 15 e 16/11 - Sábado às 20h e Domingo às 19h
Local: Teatro Aracy Balabanian - Rua 26 de Agosto, nº 453
Ingresso Antecipado: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)
Ingresso na Bilheteria: R$ 15,00 (inteira) / R$ 7,50 (meia)
Informações: (67) 9202-0449

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fundação de Cultura seleciona artistas para exposições no Memorial da Cultura

Estão abertas as inscrições para seleção de artistas das áreas de artes visuais, nas categorias de pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, colagem e instalação, arte digital, videoarte, web-arte, body-art, performance e linguagem periférica, interessados na exibição de seus trabalhos nos Projetos "Território Ocupado" e "3D" da Grande Galeria do Memorial de Cultura e da Cidadania. Poderão se inscrever, individual ou coletivamente, candidatos residentes em qualquer parte do território nacional no período de 04 de novembro até 28 de janeiro de 2009.O projeto "Território Ocupado" é destinado a artistas que ao longo do tempo legitimaram suas práticas na pintura, desenho, gravura e outras atividades que exploram a 2D (limite: L-2,00m X H-2,00), enquanto o Projeto "3D" é destinado aos artistas que ao longo do tempo exploram a produção 3D, das mídias em relevo e os volumes aglomerados e/ou dispersos, de maneira a atender propostas na área de escultura e instalações.O edital completo pode ser acessado, na internet, no endereço http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/ ou no Diário Oficial do Estado. Junto ao regulamento será fornecida a ficha de inscrição. O edital também está à disposição dos interessados na Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturas, Núcleo de Artes Visuais, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 4º andar.Para inscrição, é exigido envio de documentação, como comprovante de residência, cópias de RG e CPF, currículo, fotos das obras e dossiê com cópias de certificados, convites, folders, jornais, revistas, catálogos, etc., comprovando a produção dos últimos dois anos de atividades e enfatizando as atividades realizadas na área proposta. Obras inscritas em categorias que necessitem de suporte digital, tais como vídeo-arte, web-arte, arte digital, instalação áudio e vídeo, deverão ser enviadas em mídia mais adequada à sua compreensão, tais como CDROM e/ou DVD.

Os resultados serão divulgados no dia 20 de fevereiro de 2009. Mais informações no Núcleo de Artes Visuais, pelo telefone 3316-9170.

sábado, 1 de novembro de 2008

Fundação de Cultura divulga os finalistas do FUÁ 2008

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul divulga os vídeos finalistas do Festival Universitário de Audiovisual de MS (FUA-2008), de acordo com o Capítulo V – das Comissões do regulamento do edital. As exibições serão realizadas nos dias 4 e 5 de novembro, às 18 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, e serão avaliadas por profissionais da área. Foram recebidos 151 vídeos.
O FUÁ promove e incentiva a criação de vídeos e produtos radiofônicos produzidos por estudantes universitários de Mato Grosso do Sul em onze categorias. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféu, certificado e R$ 1 mil (1º colocado), certificado e R$ 300,00 (2° colocado) e certificado e R$ 200,00 (3° colocado). A premiação será no dia 11 de novembro também no Aracy Balabanian, às 20 horas, com atrações de dança, música e teatro.
No dia 4 de novembro, a partir das 18 horas, serão exibidos os vídeos das categorias de documentário (jornalístico/educativo-cultural); programa ficcional (radionovela); vídeo-reportagem jornalística e vídeo documentário.
No dia 5 de novembro, a partir das 18 horas, serão exibidos os vídeos das categorias de vídeo ficção; trash; vídeo experimental/videoarte; animação; videoclipe; vídeo publicitário; institucional.
Segue abaixo a relação com os vídeos finalistas:

VÍDEO EXPERIMENTAL / VIDEOARTE
Hang Out
Responsável pela inscrição: Murilo Ferreira Borges Delmondes - UCDB
O Grafiti Surreal
Responsável pela inscrição: André Nunes do Carmo - UCDB
Palíndromos
Responsável pela inscrição: José Guilherme de S. Almeida - UCDB
Ser
Responsável pela inscrição: Fernanda Serrano – Uniderp – Anhanguera Educacional
Quem tem na Morada
Responsável pela inscrição: Rafael Raoni Ghellere Dalpiaz - UCDB

TRASH
A Casa
Responsável pela inscrição: Alysson Galvão Correia da Silva – UCDB
O Último Gole
Responsável pela inscrição: Laís Rondon Cruz - UCDB
O que você quer que eu fale para você?!?!?
Responsável pela inscrição: Marcelo Augusto Sebastião - UCDB
Zumbis do Espaço de lá
Responsável pela inscrição: Larissa de S. Anzoategui - UFMS
Toys de Elite
Responsável pela inscrição: Higor Fechner de Pina Ganassin - UCDB

VÍDEO CLIPE
Ecoava – Denise Ridel
Responsável pela inscrição: Rafael Raoni Ghellre Dalpiaz - UCDB
Play For Me – Banda Lynx
Responsável pela inscrição: Lucas Augusto dos Santos Assis - UCDB
Clipe Realidade – Banda Sky Way
Responsável pela inscrição: Roberto Ferreira Leite - UCDB
Kaymã: Estrada a Fora – Banda Kaymã
Responsável pela inscrição: Leonardo de Freitas Coutinho - Uniderp – Anhanguera Educacional
Minha Vida, Meu Mundo
Responsável pela inscrição: Renata Caroline Vargas Galharte – Faculdade Estácio de Sá

INSTITUCIONAL
Faz bem a quem assiste e quem é assistido
Responsável pela inscrição: Débora Carolina Rezende de Toledo - UCDB
Documentário 28° BLog
Responsável pela inscrição: Maryuska Tasca Pavão - Unigran
APAE 35 anos
Responsável pela inscrição: Liziane Flores Zarpelon - Unigran
Frujito – Pelas Brincadeiras de Antigamente
Responsável pela inscrição: Adriano Shaçiotto
Doação de Medula Óssea
Responsável pela inscrição: Renata Dalbianco Ferreira dos Santos – Uniderp – Anhanguera Educacional


VÍDEO DOCUMENTÁRIO
Se essa rua fosse minha... Um novo olhar sobre a rua 14 de Julho
Responsável pela inscrição: Sue Anne Maegawa de Calais - Faculdade Estácio de Sá
Abiapaba e'ogue (Terra Tomada, Corpo Morto)
Responsável pela inscrição: Anderson Reinheimer - UCDB
Resgate Histórico da Radionovela em Campo Grande
Responsável pela inscrição: Fernanda Lopes Kunzler – Faculdade Estácio de Sá
Eles não vão a Daslu
Responsável pela inscrição: Vinicius Zanotti – PUC - Campinas
Marçal de Souza: Um Pequeno Deus, Um Grande Ideal, Uma História
Responsável pela inscrição: Marcos de Oliveira Bonilha - Faculdade Anhanguera de Dourados

VÍDEO FICÇÃO
Gostosas On-line
Responsável pela inscrição: Higor Fechner de Pina Ganassin - UCDB
Plantar é optativo e colher é obrigatório
Responsável pela inscrição: Marcelo Augusto Sebastião - UCDB
Dia de Folga
Responsável pela inscrição: karine Breve Dias do Carmo - UFMS
Arriba Arriba
Responsável pela inscrição: Vinivius Dias Ferreira – Faculdade Estácio de Sá
Meu Olho Esquerdo
Responsável pela inscrição: Murilo Ferreira Borges Delmondes - UCDB


VÍDEO PUBLICITÁRIO
Dona Ofélia
Responsável pela inscrição: Rafael Raoni Ghellere Dalpiaz - UCDB
Placas
Responsável pela inscrição: Murilo Ferreira Borges Delmondes – UCDB
Brasil 100 Dengue
Responsável pela inscrição: Everton Cação – Uniderp – Anhanguera Educacional
Viva em Movimento – Urban Life
Responsável pela inscrição: Denise Paes da Silva – Uniderp – Anhanguera Educacional
Burocracia
Responsável pela inscrição: Vinicius Dias Ferreira – Faculdade Estácio de Sá
Octan – Monte o carro dos seus sonhos
Responsável pela inscrição: Laís Luri Inagaki - UFMS

VÍDEO REPORTAGEM JORNALÍSTICA
Esporte aos 70
Responsável pela inscrição: Emilia Pastore Chacom – Uniderp – Anhanguera Educacional
Dança para crianças especiais
Responsável pela inscrição: Emilia Pastore Chacom – Uniderp – Anhanguera Educacional
Curso Fruticultura
Responsável pela inscrição: Liziane Flores Zarpelon – Unigran
Por aí
Responsável pela inscrição: André Henrique Torres Duenha Patroni - UFMS
Perigo em uma linha
Responsável pela inscrição: Emilia Pastore Chacom – Uniderp – Anhanguera Educacional

ANIMAÇÃO
Minha Linda
Responsável pela inscrição: Vitor Garcia Moreira – Uniderp – Anhanguera Educacional
O Novo Nordeste Brasileiro
Responsável pela inscrição: Willian Durães dos Santos Mendes - UCDB
Forest Box
Responsável pela inscrição: Vitor Garcia Moreira – Uniderp – Anhanguera Educacional
Dengue Fora da Moda
Responsável pela inscrição: Janaina Ferreira - UCDB
Inverso
Responsável pela inscrição: Breno Pereira de Barros – UCDB
Água parada, só no Tereré!
Responsável pela inscrição: Isabella Gimenez - UCDB

DOCUMENTÁRIO (JORNALÍSTICO/EDUCATIVO-CULTURAL)
Desvendando a ditadura da imprensa em Dourados
Responsável pela inscrição: Clarissa Josgrilberg Pereira - Unigran
Disputa de Torcida - Comerário
Responsável pela inscrição: Emilia Chacom – Uniderp – Anhanguera Educacional
Morenão: da glória ao descaso
Responsável pela inscrição: Magna Pereira de Melo - UCDB
Poesia, a linguagem da alma
Responsável pela inscrição: André Henrique Torres Duenha Patroni - UFMS
Programa de índio
Responsável pela inscrição: André Henrique Torres Duenha Patroni - UFMS

PROGRAMA FICCIONAL - RADIONOVELA
Campão: Garotas Madeiras e Ponta-pés. Episódio 01
Responsável pela inscrição: Higor Fechner de Pina Ganassin- UCDB
Campão: Garotas Madeiras e Ponta-pés. Episódio 02
Responsável pela inscrição: Higor Fechner de Pina Ganassin- UCDB
Campão: Garotas Madeiras e Ponta-pés. Episódio 03
Responsável pela inscrição: Higor Fechner de Pina Ganassin- UCDB
Campão: Garotas Madeiras e Ponta-pés. Episódio 04
Responsável pela inscrição: Higor Fechner de Pina Ganassin- UCDB
Campão: Garotas Madeiras e Ponta-pés. Episódio 05
Responsável pela inscrição: Higor Fechner de Pina Ganassin- UCDB


Mais informações no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura, pelo 3316-9166.
Assessoria de Comunicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Oficina de Design será ministrada em Chapadão do Sul

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) oferece, do dia 3 a 11 de novembro, Oficina de Design para o Núcleo de Fibra de Bananeira de Chapadão do Sul. A atividade faz parte do Projeto Artesania MS, da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, que tem como objetivo instalar núcleos de produção artesanal nos municípios do estado.
Com coordenação da designer Mary Saldanha, a proposta de trabalho para o Núcleo de Fibra de Bananeira de Chapadão do Sul foi pensada para atender necessidades de aperfeiçoamento da produção e desenvolvimento de produtos, avançando no aprendizado da técnica de tecelagem com fibra de bananeira.
Será enfatizada a pesquisa de mercado e a valorização da cultura regional, como forma de ampliar as possibilidades de criação, design e execução de novos produtos com fibra de bananeira. Também será pensado como esta produção chegará ao mercado consumidor, sua identificação, embalagem e material de divulgação.
A oficina será realizada na Secretaria de Assistência Social, na rua Sete, número 731, Centro, Chapadão do Sul. Mais informações na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, pelo 3316-9333.
Assessoria de Comunicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul